20 Discos Completos via MEGA |
Kwon Bo-a (em coreano: 권보아, em chinês: 權寶兒/权宝儿, em japonês: クォン·ボア, nascida em 5 de novembro de 1986 em Gyeonggi, Guri, Coreia do Sul) é uma cantora sul-coreana, mais conhecida pelo nome artístico, BoA. Ela mantém uma carreira tanto na Coreia do Sul quanto no Japão, e, em 2008, lançou sua carreira internacional nos Estados Unidos. Sua gravadora coreana, SM Entertainment, conseguiu fazer dela um ícone musical em grande parte da Ásia, sendo intitulada de Queen Of K-pop ("Rainha do K-pop"). No Japão sua carreira também é bem sólida, conduzida pela gigante Avex Trax. Os álbuns e músicas lançadas no Japão são diferentes dos lançados na Coreia, como se ela tivesse duas carreiras paralelas. Nos Estados Unidos sua carreira é administrada pela SM Entertainment USA, divisão americana da SM Entertainment.
BoA já lançou sete álbuns na Coreia, mais três álbuns especiais com versões em coreano das suas músicas japonesas. Seu quinto álbum coreano possui o título Girls On Top, lançado em 2005, em que BoA tenta trazer uma mensagem feminista, para encorajar as mulheres a se libertarem da dominação masculina.
No Japão, BoA lançou seis álbuns originais e uma compliação com os maiores hits da cantora até 2005, tendo todos eles alcançado o #1 de vendas no ranking da revista Oricon, o que lhe põe em 2º lugar no rank das cantoras que conseguiram tal feito, ficando atrás somente da cantora Ayumi Hamasaki e empatada com a cantora e compositora Utada Hikaru. BoA conseguiu tudo isso no Japão, sendo ela coreana, o que é algo inédito e lhe dá o posto de cantora estrangeira mais famosa do Japão.
Além do seu primeiro idioma, o coreano, BoA também domina os idiomas japonês e inglês. Agora está aprendendo o mandarim, dialeto chinês. Inclusive, BoA já lançou muitas músicas em versão chinesa. BoA é uma entre os muitos artistas sul-coreanos que fazem carreira tanto na Coréia, quanto no Japão. O contrato de BoA com a SM Entertainment se estenderá até 2012.
Em setembro de 2008, foi anunciado o debut da BoA nos Estados Unidos, com o single "Eat You Up", lançado dia 21 de outubro de 2008 internacionalmente. O single teve vendas relativamente boas na categoria dance no iTunes, chegando ao #1 no Japão e Itália e #2 nos Estados Unidos. O primeiro álbum em inglês de BoA, auto-intitulado BoA, foi lançado em 17 de março de 2009 nos Estados Unidos e na Ásia.
Em agosto de 2010, BoA voltou ao mundo K-pop após cinco anos (o último lançamento coreano foi Girls On Top em 2005) com o lançamento de "GAME", mas foi com "Hurricane Venus" e "Dangerous" que BoA voltou aos palcos da Coreia.
No dia 25 de agosto de 2010, BoA completou 10 anos de carreira, comemorando a data durante o show especial de sua gravadora SMTOWN LIVE, com direito a bolo no rosto. Já vendeu, aproximadamente, mais de 60 milhões de álbuns mundialmente.
Biografia:
SM Entertainment, uma famosa indústria de popstars na Coreia do Sul, há três anos, tinha a idéia de criar uma grande estrela que iria representar a Ásia. Seu plano era fazer uma cantora que usaria a indústria da música coreana - em baixa - para estourar nas paradas asiáticas e conseqüentemente no mundo. Nessa época, o entretenimento mundial foi tomado por estrelas femininas de 13 a 16 anos. O Japão era representado por um grupo, SPEED, composto por garotas de 15 anos de idade, então estava mais favorável à Coreia lançar uma jovem para "entrar a bordo" nessa.
Além disso, SM notou que era preciso ao menos 2 ou 3 anos para concluir a escolha e treinamento dessa futura estrela, então eles se concentraram primeiro na escolha. Eles procuraram por todas as candidatas e candidatos já conhecidos em concursos nacionais e shows de talentos, e até aquelas que vieram aos estúdios para audições e perguntavam se eles tinham alguma irmã/parente mais jovem. Daí eles começaram a convidar essas irmãs para audições. Através desse esforço sem fim para encontrar a futura estrela, a 'jóia' que eles encontraram foi BoA.
Nesse tempo, o irmão mais velho de BoA foi à empresa para uma audição. Sua resposta para a pergunta: "Você tem alguma irmã mais nova que tenha algum talento?" foi "Minha única irmã BoA, que estuda a quinta série". Ela tinha 11 anos de idade. O fato dela ter cantado para a empresa através do seu irmão foi o que a guiou a se tornar a 'futura popstar'.
O poder de cantar e dançar mostrado ao júri por BoA mostrou muito potencial para ser um sucesso. O talento e técnica (mas ainda um pouco destreinados) foram extraordinários comparados com a idade dela. A companhia ainda ficou preocupada com o quanto ela poderia fazer com tanta pouca idade, mas não deixaram a oportunidade passar. Logo que a SM conheceu BoA, começaram as negociações com seus pais. Ela mostrou a eles seu intenso interesse em tornar seu sonho realidade. Depois de muita conversa, seus pais aceitaram e então começaram os trabalhos, que duraram 3 longos anos de preparação. BoA se destaca também com suas coreografias próprias que não passam despercebidas em seus videoclipes e shows além de sua doce voz.
0 comentários:
Postar um comentário